sábado, 15 de junho de 2013

O trabalho vai -se desenvolvendo a bom ritmo nas empresas.

As primeiras adaptações já estão a ser feitas. Lentamente, mas com passos seguros, é visível o seu estado de crescimento, de evolução. Começam a ganhar forma, começam a ganhar vida e cada aluno apropria-se ao seu projeto. Neste momento, limam-se arestas com uma interação constante, com o diálogo aberto, crítico, entre alunos, encarregados, patrões e professores para que a criação do produto final seja satisfatória para todos os intervenientes.
É no meio do pó e do ruído que cada peça do mobiliário urbano ganha vida também é aqui que cada aluno sente a peça como sua.
Chegamos a meio do tempo da FCT, os primeiros resultados já podem ser vistos, como ilustram as imagens abaixo.
Agora aguardamos a etapa final, a meta brevemente aparecerá!










segunda-feira, 3 de junho de 2013

Conferência: "À conversa com os velhos e os novos mestres da pedra"

Festa de todos nós

Sexta feira,  31 de maio pelas 16h teve início a «Festa de todos nós».
Foi um dia de festa, de grande atividade na nossa escola. Para além das exposições/amostras dos trabalhos realizados durante o ano letivo nas disciplinas mais práticas, também o professor da disciplina de Integração trabalhou com os alunos a realidade cultural e bem diversificada que enriquecem a nossa escola.  Trabalho esse que culminou com a apresentação, nesta tarde, desses mesmos trabalhos sobre as várias culturas que integram a nossa comunidade escolar. Como é normal nestes encontros, também houve um momento gastronómico típico das ilhas de Cabo-verde, de São Tomé e do nosso Alentejo.
Ficamos muito sensibilizados e honrados com a visita do Exmo Senhor Embaixador de Cabo-Verde eng. Carlos Machado.
E por fim, para encerramento e com chave de ouro, todos assistiram à conferência “À conversa com velhos e novos mestres da pedra “. Foi sem dúvida um dos momentos mais altos desta tarde e princípio de noite.   












Formação em Contexto de Trabalho 12ºano

Dia 27 de Maio, pelas 9 horas, os alunos da turma do 12ºano da escola partiram com destino a Alpendurada para continuarem a sua formação em contexto de trabalho junto das empresas de acolhimento.
Dia 30 Dia, primeiro contacto com as empresas. Foi feito uma visita às empresas onde irão executar os seus modelos e protótipos. Esta visita serviu também para fazer o ponto de situação do trabalho e as alterações/ajustes a fazer. Momento muito importante porque permitiu assumir verdadeiramente o projeto.
Há a referir que na Empresa Granitos do Norte, o grupo está a iniciar pelas maquetes, nesta etapa, é o momento ideal para fazer as correções necessárias ao desenvolvimento do trabalho.
Na Irmãos Peixoto, estão já numa fase de execução, ou seja, a iniciar a construção das peças, no entanto com algum atraso.
Por sua vez, na Construções Pardais e Monteiros um aluno já entrou em fase de construção, o que lhe permite perceber como nasce um projeto, por sua vez, a colega, ainda numa fase inicial,  tenta resolver problemas estruturais.
Resta-nos esperar pelo decorrer dos dias, da dedicação e empenho de cada um no seu trabalho para nas próximas semanas verificarmos as profundas alterações e a concretização de cada projeto.