segunda-feira, 29 de abril de 2013








A nossa viagem ao mundo das empresas, ao mundo real, ao mundo do trabalho…
 
No passado dia 9 de abril, visitámos as empresas Granitos do Norte, Lda., Granitos Irmãos Peixoto, Lda., Construções Pardais - Irmãos Monteiros, Lda.
que vão receber os nossos formandos do 12º do curso Técnico de Design para execução de protótipos de peças que poderão ser comercializados por essas empresas.
A visita já estava prevista aquando do primeiro contacto feito pelo grupo de professores: professor de Design, Orlando Magalhães, professor de Desenho Assistido por Computador, Paulo Pereira, professor de Materiais e Tecnologias, Ricardo Pereira e pela coordenadora do curso, Sílvia Carreira também serviu para in loco verificar, para testar todo o processo e percurso a concretizar brevemente no seu contexto de formação de trabalho.
Durante as inúmeras conversas com os representantes das empresas, os alunos foram expondo as suas ideias o que motivou a correção de alguns pontos dos seus projetos. Este processo (troca de ideias/discussão) permitiu pôr em prática a situação real de um profissional de design – contacto direto com o cliente e o ajuste e explicação das ideias que cada um tem para o projeto. É mesmo isto que estava a acontecer nesta visita! Todas as etapas, todos os processos de trabalho do designer do nosso curso, confirmam que é preciso ter uma boa capacidade de trabalho, criatividade, empenho e dedicação. Fruto desta postura, verificamos e com muito orgulho, que em muitos casos, mais tarde, vêm a ser formadores de outras gerações EPCEP como o professor Ricardo Pereira, o Professor Ruben Silva entre outros.
Aproveitámos também, a deslocação para conhecerem o alojamento onde permanecerão durante o período de Formação em Contexto de Trabalho.
Ao final da tarde regressámos ao Porto.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A 1ºexperiência no mundo do trabalho: a saída da zona de conforto, a saída de casa e o trabalho…


No dia 4 de Abril, os alunos do 11º ano do Curso Técnico de Design iniciaram a sua formação em contexto de trabalho na CEVALOR em Borba, no Alentejo.
À chegada, dirigimo-nos de imediato à pensão para colocar as bagagens e assim conhecer o local da estadia e onde pernoitarão durante o estágio. Como o apetite era já algum, fizemos um almoço, aproveitado pelo Professor Ruben para dar os últimos conselhos sobre o trabalho a desenvolver e a responsabilidade dos alunos na sua formação.
Já na CEVELOR, empresa do ramo da pedra, procedemos à assinatura dos contratos, de seguida, fizemos uma breve visita pelas instalações. A visita foi guiada pelo diretor, Engenheiro Nelson Cristo e o Sr. António Pinguicha responsável pelo Laboratório de Novas Tecnologias da Pedra Natural do CEVALOR. Como o tempo urge, houve a necessidade de apetrechar a dispensa com bens alimentícios, por essa razão, fizemos algumas compras de bens essenciais para a alimentação do grupo.
Com as questões burocráticas e logísticas arrumadas, regressámos ao Porto.
Neste momento, o trabalho está a desenvolver-se dentro da normalidade e a ser uma experiência enriquecedora para os alunos que desta forma tem a oportunidade de ter contacto com outras tecnologias no trabalho da pedra.
Muito em breve, porque se aproxima o fim do estágio, teremos imagens do produto final, bem como do seu regresso ao Porto e às suas famílias e amigos.
















sexta-feira, 5 de abril de 2013

Visita à Oficina de João Carqueijeiro


Prosseguindo uma política de ligação do conhecimento adquirido na Escola com o seu exercício os alunos do 11º do curso Técnico de Design concretizaram uma visita de estudo à Oficina de João Carqueijeiro tendo o privilégio do diálogo com o conhecido Artista. O grupo captou algumas imagens ilustrativas (que podem ser observadas neste sítio ou no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=r6JKpLiayQ8 ) do rigor a partir do qual se supõe elevado profissionalismo com o qual está estruturada e organizada a Oficina, centro de trabalho de João Carqueijeiro que se abre regularmente a outros artistas, num acto louvável de disponibilidade e solidariedade com estes. Esta visita é um momento alto das actividades programadas pela Escola e que a colocam na primeira linha da indispensável ligação Escola-Sociedade e que faz da EPCEP uma instituição de referência na cidade há mais de duas décadas.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O amor chegou à EPCEP- Porto


Para celebrar o Dia dos Namorados, os alunos da EPCEP foram convidados a escrever frases em corações, apresentando as suas definições de AMOR. Esta actividade foi realizada com o apoio dos professores de Português e esperava-se que os alunos fizessem uso de alguns recursos estilísticos aprendidos nas aulas.
Os corações serviram para decorar a escola e foi realizada uma votação ao longo de um mês para escolher a frase preferida, sendo que os corações foram numerados e os autores não identificados. Contados os votos, 3 corações conquistaram os alunos. As frases vencedoras foram:
Amar, nem de leve… Meu amor está de greve!
Tu para mim és a única bolacha do pacote!
És os fones do meu MP3!
 Os vencedores foram Pedro Vieira do 3º ano do curso de Técnico de Design e Filipa Bacelar do 1º ano do curso de Cantaria Artística (com 2 frases) e receberam um prémio “doce”.